sábado, 15 de dezembro de 2012

A Ordem das Coisas Desordenadas

«Não sei se via nesta súplica uma coisa que sempre me revoltou: alguém dando-me ordens, sobretudo ordens sobre a ordem. Tive uma boa relação com o meu pai, muito boa mesmo, salvo nesse ponto. Gostava de o fazer perder a paciência com a minha falta de ordem. Era filho de uma alemã e ufanava-se da sua absoluta e estranha devoção à ordem. Os seus armários, os seus papéis, os seus horários eram um exemplo de vida ordenada. Eu amontoava papéis na minha secretária, deixava as camisas sujas atiradas para o chão e, um dia, na frente dele, calcei primeiro os sapatos e depois, com dificuldade, as calças. Aquilo horrorizou-o, aborreceu-o e, ao mesmo tempo, provocou-lhe uma ternura que eu não esperava. Viu a minha fragilidade. Aceitou-a. Perdoou-me. Nunca mais me deu uma ordem. E eu nunca mais aceitei uma ordem de ninguém. Organizei a minha vida a partir do meu trabalho, para ser independente ou, pelo menos, para escolher as minhas dependências com uma certa liberdade. E a minha falta de ordem física transformou-se num motivo de ordem mental. Na confusão dos meus papéis de trabalho, livros e cartas, eu sei sempre – e apenas eu sei – onde estão as coisas. Como se tivesse radar na cabeça, a minha mão dirige-se certeiramente para a torre de Pisa dos meus papéis e encontra de imediato, exactamente, aquilo que procura. Às vezes a torre cai, mas a referência nunca se perde. As emoções, em contrapartida, resistem a ser catalogadas na ordem ou na desordem. Desafiam-nos a encontrar a sua forma para se dissiparem logo a seguir, como o aroma de certas flores que nos parece o mais exacto, o mais real do mundo e não tem, afinal, outra forma a não ser a da rosa ou do nardo de onde emana. Sabemos, como é óbvio, que a forma da rosa não é o seu aroma; este, com efeito, é uma espectro semelhante às emoções que são o mais real mas também o mais difícil de apreender do mundo.»

Carlos Fuentes em Diana ou a Caçadora Solitária (tradução de Maria do Carmo Abreu, Editora Planeta DeAgostini)

Sem comentários:

Enviar um comentário